A personalidade e o desenvolvimento psicosexual
O desenvolvimento da personalidade está centrado no desenvolvimento psicossexual.
O desenvolvimento psicossexual faz-se através dos vários estados que correspondem à prevalência de diferentes zonas erógenas cuja estimulação pode produzir uma excitação sexual. Os entraves à satisfação pulsional podem levar a uma fixação, isto é, a que uma parte da energia pulsional fique bloqueada, presa em determinado estádio de desenvolvimento.
Freud viveu numa época e numa cultura que reprimiam fortemente a sexualidade desde a infância. Os sintomas neuróticos, as doenças psicossomáticas, os sofrimentos causados pela culpabilização, as regressões, etc., que ele encontrou nos seus pacientes, estavam relacionados com a vida sexual. Na sua origem estaria a experiência traumática ocorrida na infância. A descoberta da sexualidade infantil levou Freud a modificar as suas noções, distinguindo genital de sexual. A sexualidade não se limita ao acto sexual entre duas pessoas: a sexualidade era toda a actividade pulsional que tende a uma satisfação.
O complexo de Édipo do rapaz e da rapariga (também denominado complexo de Electra no processo da rapariga) é nuclear da personalidade.
O ultrapassar desta triangulação conflitual pai-mãe-filho(a) é condição necessária ao desenvolvimento do equilíbrio, À satisfação amorosa e à maturação psíquica, já que é dele que o superego faz o seu aparecimento.
As características da personalidade de cada um resultariam, em grande parte, das características inatas, das relações de objecto que estabelece, das identificações, das formas de resolução de conflitos intrapsíquicos e dos mecanismos de defesa que privilegiou.
A vida humana é estudada a partir da motivação básica, o impulso sexual ou princípio de prazer. Estas considerações implicaram um conjunto de críticas da sociedade de então, mas constituiriam a base da sua aceitação posterior, sendo hoje um dos autores mais referenciados sobre o comportamento humano (se bem que com muitos exageros e erros de interpretação).